Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Diálogos
Biblioteca Geral
Pastoral
+ FAMÍLIA
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2017
Manuais Escol. 2016/17
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Biblioteca Geral Quem somos

Quem somos PDF Versão para impressão

QUEM SOMOS

     A Biblioteca Geral organizou-se a partir da data em que o Instituto Nun’Alvres se fundou, em 1912, na Bélgica. Mas, conta, também, no seu espólio com documentos do Colégio de Campolide, o seu antecessor.

     Esta biblioteca foi acompanhando o INA na sua longa peregrinação até La Guardia, Espanha, e dali para as Caldas da Saúde, onde o colégio se fixou em 1932.

     Hoje, com uma área aproximada de 490 m2, ocupa, desde 1953, as traseiras do 1º e 2º andar do pavilhão central.

     “A concepção arquitectónica da biblioteca, é da autoria do Arq. Fernando Távora. É constituída por um amplíssimo espaço de três pisos, que intercomunicam por uma escada em caracol, de cimento armado, considerada original para a época da sua construção. A arquitectura inovadora da biblioteca, com grande capacidade para a acomodação de livros, permite o fácil e cómodo acesso às prateleiras das estantes, sem qualquer necessidade de escadas suplementares. (...) A originalidade arquitectónica da biblioteca, foi motivo para ser visitada com grande interesse.” (Carvalhaes, S.J., 1999, p. 11)

Image
Interior da Biblioteca Geral
 

Image
Interior da Biblioteca Geral
 

     Em 1990, a Comunidade Religiosa de Jesuítas (SJ)  decidiu abrir esta biblioteca a toda a comunidade educativa, para que pudesse usufruir de toda a sua riqueza documental: cerca de 30.000 volumes.

     A abertura da Biblioteca Geral a toda a comunidade levou a uma pequena reestruturação dos espaços. Foi criada, pelo Arq. Humberto Coelho, prof. do INA, uma “divisória de vidros”, para impedir o livre acesso àquela que continua a ser a biblioteca SJ. 

     Este arranjo arquitectónico funciona, também, como local de exposições. Em função da actividade, os vidros adquirem múltiplas cores e os espectadores observam com interesse as suas produções. 

Image
 

Image
 

Image 

Image
Sala de Leitura
 

     A sala de estar da comunidade SJ foi transformada em Sala de Leitura. Esta, está organizada em livre acesso e está aberta a toda a comunidade educativa – alunos, docentes e não docentes – das várias escolas que constituem o Colégio das Caldinhas, e a outras pessoas devidamente autorizadas.

Image
Sala de Leitura
 

Image
Sala de Leitura
 

Image
Sala de Leitura
 

     Integra, também, a Biblioteca Geral, a denominada Biblioteca de Literatura que se situa em espaço anexo. Alberga a colecção de literatura, não só portuguesa, ainda que esta seja em maior número, como estrangeira. Não se encontra em livre acesso.

     É de salientar que todos os espaços, independentemente da sua organização, acesso livre ou reservado, são passíveis de serem visitados e toda a documentação pode ser utilizada.

Actualizado em Quinta, 23 Outubro 2008 13:54
 
 
 
©2017 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.