Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Diálogos
Biblioteca Geral
Pastoral
+ FAMÍLIA
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2017
Manuais Escol. 2017/18
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Todas as notícias INA celebrou o Dia Mundial da Filosofia

INA celebrou o Dia Mundial da Filosofia PDF Versão para impressão

INA celebrou o Dia Mundial da Filosofia
– Sociedades inclusivas; Planeta sustentável –

Por indicação da UNESCO, a celebração internacional do Dia da Filosofia acontece, todos os anos, na terceira 5º feira do mês de novembro. Neste ano de 2013 foi celebrado no dia 21 de novembro. Com este dia a UNESCO pretende promover a importância da reflexão filosófica e destacar o valor da Filosofia para as nossas vidas quotidianas.

O INA, através do Grupo de Filosofia e da Biblioteca Geral, assinalou este dia através de um conjunto de atividades e de trabalhos produzidos pelos alunos do 10º e 11º anos, subordinados ao tema proposto pela UNESCO para 2013: “Sociedades inclusivas; um planeta sustentável”.

Os alunos foram convidados a refletir sobre este tema e sobre a importância da Filosofia. Os seus trabalhos deram origem à exposição “Olhares dos alunos no Dia Mundial da Filosofia” que está patente na Biblioteca Geral. Todos os alunos que frequentam a disciplina de Filosofia receberam um marcador alusivo ao dia.

Marcaram, também, este dia o “Café filosófico” para os professores e a palestra proferida pelo Pe. Álvaro Balsas S.J., da Faculdade de Filosofia de Braga, subordinada ao tema: “A origem do Universo e a «partícula de Deus»”.

“ Como queremos nós respeitar o planeta antes de nos respeitarmos uns aos outros?
Parece-nos um desígnio sobejamente improvável; quase como querer correr antes de saber andar, resolver cálculos sem primeiro aprender a contar.
Ousar e procurar um planeta sustentável é cuidar das gerações vindouras: é nelas pensar e por elas lutar, para que possam ter uma casa, a Terra, onde as suas vidas se possam  prolongar.”

Excerto do trabalho realizado pelos alunos João Teles, Marcos Barroso - 11º C

imageimageimageimageimage

Actualizado em Segunda, 06 Janeiro 2014 11:26
 
 
 
©2017 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.