Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Biblioteca Geral
Pastoral
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2019
Manuais Escol. 2019/20
SPC - Proteção e Cuidado
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Todas as notícias Olhar de novo...

Olhar de novo... PDF Versão para impressão

Olhar de novo...

lindoso

No dia 20 de Fevereiro, os alunos do 10º ano, do Instituto Nun’Alvres, foram até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais propriamente, ao Lindoso, para visitar a barragem aí existente, no âmbito das disciplinas de Geografia e Físico-Química.

Após a viagem de autocarro, os estudantes chegaram à maior e mais potente produtora hidrelétrica em Portugal. Seguiram com guias para o interior da barragem, onde lhes foi explicado o seu funcionamento. Para isso, tiveram de descer mais de 300 metros, em profundidade, onde se situa a central. Caminharam por várias salas, cada uma delas com máquinas enormes que, por sua vez, tinham uma determinada função na produção de energia elétrica. Os alunos ficaram a conhecer e a perceber como funciona uma barragem, desde os processos mais simples aos mais complexos. Tiveram ainda a oportunidade de passar pela sala de comando, onde, em 2009, Paulo Gonzo deu um concerto inédito.

Por fim, viram a barragem do lado de fora, e puderam observar a paisagem. O almoço partilhado decorreu na tradicional aldeia do Soajo.

Foi um dia bem passado e aproveitado por todos os alunos, pois perceberam que um gesto simples, como o de acender a luz, necessita de grande trabalho, e, consequentemente, tornaram-se mais conscientes da necessidade de não desperdiçar energia.

Vera Barquero (10º ano, turma D)

Actualizado em Terça, 17 Março 2015 23:33
 
 
 
©2019 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.