Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Diálogos
Biblioteca Geral
Pastoral
+ FAMÍLIA
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2017
Manuais Escol. 2017/18
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Todas as notícias Sessões de formação “Segurança na Internet”

Sessões de formação “Segurança na Internet” PDF Versão para impressão

seguranca na internet

Ao longo do 2º e 3º períodos, os alunos dos Cursos Profissionais e Vocacionais do Instituto Nun’Alvres participaram em sessões de formação sobre “Segurança na Internet”, orientadas pelo Agente Ricardo Gouveia, da PSP de Santo Tirso. Esta atividade teve como objetivo alertar os jovens para os potenciais perigos da Internet e apontar medidas de prevenção no uso da mesma.

“Como ter comportamentos seguros na Internet e nas redes sociais?”

Ao longo das sessões, esta e outras questões foram abordadas, nomeadamente, a reflexão sobre o "uso indevido da Internet", o "mau uso das redes sociais, assim como os benefícios da sua utilização", as "questões relacionadas com o plágio", assim como as estatísticas sobre o uso da Internet em Portugal", que neste momento se centra mais a partir dos dispositivos pessoais.

De uma forma didática, o Agente Ricardo convidou os alunos a fazerem uma análise dos seus perfis no Facebook, falou sobre os riscos inerentes à sua utilização, assim como a necessidade de atenção  à proteção básica necessária fazendo uso das ferramentas de privacidade. Partindo de casos que tem acompanhado na sua vida profissional, salienta que o "que é mau não são as novas tecnologias, mas o uso que fazemos delas".

A grande mensagem que nos deixou “pensa antes de partilhar; partilha de forma responsável” e a forma como abordou todas as questões, deixou nos nossos jovens um grande alerta e sensibilizou para a promoção de uma cidadania digital responsável.

 
 
 
©2017 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.