Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Diálogos
Biblioteca Geral
Pastoral
+ FAMÍLIA
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2017
Manuais Escol. 2017/18
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Todas as notícias I Jornadas de Inovação Pedagógica SJ

I Jornadas de Inovação Pedagógica SJ PDF Versão para impressão

jornadas inovacao pedagogica

Decorreram no passado sábado, dia 11 de fevereiro, no CAIC, as I Jornadas de Inovação Pedagógica SJ, com educadores, docentes e não-docentes, dos três Colégios da Companhia de Jesus em Portugal.

O painel de oradores não veio do exterior, mas do imenso que já se faz em cada um dos Colégios. Ao longo do dia, foram vários os educadores que partilharam com o público, as suas práticas educativas inovadoras, já devidamente testadas e com bons resultados, mostrando que “vale a pena arriscar e fazer diferente, avaliando os resultados e ajustando os processos” com vista à melhoria das práticas pedagógicas, à motivação dos alunos e dos educadores, bem como dos resultados académicos, profissionais e pessoais dos alunos.

Nas palavras do P. Paulo Duarte, sj, o foco principal recaiu sobre: “Como ajudar os nossos alunos a crescer humanamente, entre o equilíbrio do académico e dos valores que contribuem para o sentido do serviço, no mundo que mudou e continua em mudança. Não podemos ficar presos ao “sempre foi assim” (vá-se lá saber o que é esse “sempre”), nem ao “está tudo mal, há que mudar tudo” (vá-se lá saber o que é esse “tudo”), mas perceber o fundamento da educação, numa Escola adaptada às pessoas da atualidade e não do século passado. Dentro das características da Pedagogia Inaciana, encontramos a importância da pessoa com talentos e virtudes, criada à imagem e semelhança de Deus, chamada a servir neste mundo concreto. Esperemos pelas próximas (jornadas)”.

 
 
 
©2017 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.