Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Biblioteca Geral
Pastoral
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2019
Manuais Escol. 2019/20
SPC - Proteção e Cuidado
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Todas as notícias Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental PDF Versão para impressão

saude mental

No passado mês de outubro, os alunos e alunas do primeiro ano do ensino profissional do Instituto Nun’Alvres participaram na conferência sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, organizado pelo Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, na Casa Das Artes.

O tema em debate foi o Burnout e contou com a participação da Psicóloga Fernanda Jorge (ACES Gondomar), do professor Luís Loureiro (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) e da Jornalista Sandra Sousa (RTP). Foram apresentados, analisados e debatidos casos concretos e reais que tornaram a dinâmica muito interessante e atrativa.

O Síndrome de Burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma sobrecarga ou excesso de trabalho. A palavra Burnout vem do inglês e significa “queimar até ao fim”. Trata-se, portanto, de um esgotamento físico e mental decorrente de uma vida profissional desgastante e sobrecarregada, que incapacita o indivíduo de desempenhar tarefas quotidianas tais como trabalhar. Como a prevenção é fundamental e para se prevenir algo é preciso conhecer para depois saber reconhecer os sintomas, o INA achou importante proporcionar aos seus alunos e alunas a possibilidade de adquirirem uma visão mais ampla desta problemática e, ao mesmo tempo, refletirem acerca das causas e das consequências do Burnout.

Mesmo estando no início da sua formação profissional, «as turmas, tiveram um excelente comportamento e atitude, durante os trabalhos, situação que a Comissão Organizadora não quis deixar de enaltecer», como referiu a professora Sandra Rocha uma das educadoras presentes.

Actualizado em Sexta, 29 Novembro 2019 13:32
 
 
 
©2019 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.