Início
Boas-Vindas
Identidade
Textos Inspiradores
Organização Geral
Plano de Atividades
Departamentos
Educação Especial
Gab. de Serviço Social
Gab. Psicopedagógico
Biblioteca Geral
Pastoral
Blog Eco-Escola INA
Exames Nacionais 2019
Manuais Escol. 2019/20
SPC - Proteção e Cuidado
Notícias
Todas as notícias
Atalhos Úteis
Contacto Geral
Outros Contactos
Ligações
Pesquisar
Ajuda

Início Todas as notícias INA comemora Dia Mundial da Filosofia

INA comemora Dia Mundial da Filosofia PDF Versão para impressão

dia da filosofia

O Instituto Nun’Alvres assinalou o Dia Mundial da Filosofia com diversas atividades. O Dia Mundial da Filosofia é celebrado na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano, e este ano teve lugar no dia 21 denovembro. O Grupo Disciplinar de  Filosofia  do INA desenvolveu diferentes  atividades, com o objetivo de mostrar aos alunos a relevância e a utilidade da filosofia e do pensamento crítico na sociedade atual, bem como estimular nos mesmos o gosto pela filosofia e por filosofar.

De manhã, todas as turmas visualizaram o vídeo "Pensar em miniatura”, elaborado para o dia. Neste vídeo os alunos do 1ºCiclo apresentaram a sua conceção de "pensamento". De seguida, foi lançado aos alunos o seguinte desafio: "E para ti, o que é e para que serve o pensamento?". Foram  também  colocadas, por todo o Colégio das Caldinhas, questões filosóficas construídas pelos alunos do secundário, que frequentam a disciplina de Filosofia.

Um dos principais objetivos desta atividade foi criar momentos de diálogo entre os alunos fora da sala de aula, estimular o pensamento dos alunos, professores, pais, entre outros, e chamar à atenção para o poder e para a importância das perguntas e do ato de pensar. Foi também promovido um Café Filosófico,  com os alunos do ensino secundário, subordinado ao tema/problema: “Estará a humanidade preparada para o impacto da Inteligência Artificial?”.

Numa atmosfera tranquila, cada um dos alunos apresentou as concordâncias e as discordâncias, com os respetivos argumentos. Seguiu-se, depois, um pequenolanche/convívio. A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, fruto da relevância que a reflexão e o questionamento filosóficos assumem para o diálogo entre os povos, onde cada um se deverá sentir livre de participar.

 
 
 
©2020 INA - Instituto Nun'Alvres. Todos os direitos reservados.