PPI
Paradigma Pedagógico Inaciano
Inspirado pela metodologia dos Exercícios Espirituais, o Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), através das suas cinco etapas, procura orientar o processo de ensino e aprendizagem na busca da excelência humana, isto é, à formação de alunos conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.
Promove, assim, um conjunto de pedagogias ativas, onde o aluno, acompanhado pelo educador, é o protagonista do seu processo de desenvolvimento integral.
As 5 etapas:
Contexto
“Educar a cabeça, o coração e as mãos”
(Papa Francisco).
O contexto da nossa pedagogia é a educação integral, isto é, o desenvolvimento total de todas as dimensões da vida humana, formando pessoas livres, justas, conscientes das suas capacidades e com uma visão positiva sobre o mundo. Por isso, em estreita colaboração com as famílias, procuramos que o aluno seja o protagonista do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Num contexto marcado pela mudança e pela comunicação instantânea, procuramos ajudar os nossos alunos a adquirir as competências pessoais, sociais e espirituais necessárias que lhes permitam construir um projeto de vida com futuro.
Experiência
Movidos pelo Magis, pelo desejo de fazer sempre melhor, respondendo aos desafios do contexto presente, o INA é uma escola em mudança, que através da metodologia de ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), do trabalho colaborativo, do desenvolvimento de competências digitais, da disciplina de Pensamento Crítico e de Robótica, do Projeto Cambridge, da Horta Pedagógica, do Teatro e da Música, do voluntariado e das atividades da Pastoral, procura proporcionar um ambiente de aprendizagem inovador aos seus alunos, promovendo experiências, dentro e fora da sala de aula, que os permitam desenvolver-se integralmente como pessoas.
Reflexão
Como educadores inacianos, procuramos ter um cuidado e atenção personalizado ao processo de cada um, ajudando o aluno a tomar consciência do seu próprio processo interior e exterior, ou seja, a refletir sobre a sua aprendizagem, os seus atos e sentimentos. A reflexão sobre a experiência permite, assim, pelo discernimento contínuo, o reconhecimento agradecido dos dons recebidos e do erro como uma oportunidade de mudança. No diálogo interior de escuta e de reflexão, o aluno poderá não só experimentar a alegria dos resultados obtidos, como também construir uma liberdade interior que lhe permita viver o sucesso e o insucesso, a vitória e o fracasso, estabelecendo uma relação entre aquilo que está a aprender e a sua vida.
Ação
O nosso objetivo é formar pessoas com futuro, líderes ao serviço da transformação do mundo, pessoas capazes de sonhar e concretizar os seus sonhos. Para nós, educar é ajudar cada um a fazer a descoberta das suas capacidades e a desenvolver competências que lhe permitam construir um futuro com sentido. No fundo, ajudar cada um a descobrir a sua vocação como pessoa e a dar sentido a tudo o que experimenta. Não queremos apenas formar bons profissionais, mas bons cidadãos, pessoas de ação que se realizam pelo serviço e dedicação aos outros.
Avaliação
A avaliação inaciana não é exaustiva na busca do erro, mas procura fazer uma leitura de sentido das distintas experiências, com vista à mudança. Como instrumento pedagógico, não classifica apenas os resultados obtidos sumativamente, mas tendo em conta todas as dimensões da pessoa, procura reconhecer o caminho percorrido, ajudando cada um a tomar consciência do seu processo. Por isso, na construção do cidadão global, a avaliação inaciana pretende abrir horizontes, descentrando a leitura da realidade do exclusivamente pessoal, promovendo o compromisso com o cuidado da casa comum e com construção de uma fraternidade universal.