~

ensino básico

1º Ciclo

Programação e Robótica

O projeto de programação e robótica do INA estende-se do 1º ao 12º ano e tem como principais objetivos dotar os alunos de competências ao nível da inovação digital e estimular a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender programação e robótica por pequenos projetos os alunos desenvolvem ainda a capacidade de criar, comunicar e trabalhar colaborativamente, competências que consideramos essenciais para os desafios da era digital.

Pensamento Crítico

O Projeto de Pensamento Crítico aspira espicaçar o progresso cognitivo, afetivo e social dos alunos, através da prática do diálogo (método socrático) e da constituição de uma comunidade de investigação, tendo por base o aperfeiçoamento das dimensões crítica, criativa e ética do pensamento de forma consciente e responsável, mas também lúdica, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir, trabalhando competências transversais. Pretende-se potenciar a autonomia de pensamento e argumentação numa atitude de questionamento e problematização, desenvolvendo a capacidade de questionar e refletir de forma crítica e pessoal. Este projeto tem como intuito promover aprendizagens ativas em ambientes ricos de aprendizagem.
Oficina de Projetos


Envolvendo um conjunto de áreas disciplinares (Matemática, Português, Estudo do Meio e Projeto Eco-Escola), foi criado um tempo semanal de 90 minutos, em que os alunos, através de distintas Oficinas de Projetos, têm a possibilidade de aprender através de pedagogias ativas, promotoras da autonomia, usando a metodologia de ABP e colocando em interação pedagógicas alunos de diferentes idades e anos.

Educação Artística


O INA dispõe de um protocolo com o Centro Cultural Musical, Conservatório Regional de Música pertencente ao Colégio das Caldinhas, para o Ensino da Educação Musical no 1.º CEB, procurando promover o desenvolvimento de competências artísticas e humanas.

Espaços e Recursos

– Recreio Exterior: parque e campo relvado
– Sala de Jogos
– Horta Pedagógica

Ver vídeo

ensino básico

2º Ciclo

Programação e Robótica

O projeto de programação e robótica do INA estende-se do 1º ao 12º ano e tem como principais objetivos dotar os alunos de competências ao nível da inovação digital e estimular a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender programação e robótica por pequenos projetos os alunos desenvolvem ainda a capacidade de criar, comunicar e trabalhar colaborativamente, competências que consideramos essenciais para os desafios da era digital.

Pensamento Crítico

O Projeto de Pensamento Crítico aspira espicaçar o progresso cognitivo, afetivo e social dos alunos, através da prática do diálogo (método socrático) e da constituição de uma comunidade de investigação, tendo por base o aperfeiçoamento das dimensões crítica, criativa e ética do pensamento de forma consciente e responsável, mas também lúdica, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir, trabalhando competências transversais. Pretende-se potenciar a autonomia de pensamento e argumentação numa atitude de questionamento e problematização, desenvolvendo a capacidade de questionar e refletir de forma crítica e pessoal. Este projeto tem como intuito promover aprendizagens ativas em ambientes ricos de aprendizagem.
Oficina de Projetos


Envolvendo um conjunto de disciplinas (Português, Educação Visual, História, Ciências Naturais, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, TIC e Pensamento Crítico), foram criados dois tempos semanais de 90 minutos, em que os alunos, através de distintas Oficinas de Projetos, têm a possibilidade de aprender de forma interdisciplinar e através de um trabalho colaborativo mais intenso, usando a metodologia de ABP.

Ensino Articulado


O INA dispõe de um protocolo com o Centro Cultural Musical, Conservatório Regional de Música pertencente ao Colégio das Caldinhas, para o Ensino Articulado da Música. Os alunos que optarem por este tipo de ensino terão um currículo adaptado.

Espaços e Recursos

– Salas equipadas com tecnologia
– Recursos digitais integrados numa aprendizagem dinâmica, interativa e colaborativa
– Campos de jogos e pavilhão
– Bosque

 Ver vídeo

ensino básico

3º Ciclo

Programação e Robótica

O projeto de programação e robótica do INA estende-se do 1º ao 12º ano e tem como principais objetivos dotar os alunos de competências ao nível da inovação digital e estimular a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender programação e robótica por pequenos projetos os alunos desenvolvem ainda a capacidade de criar, comunicar e trabalhar colaborativamente, competências que consideramos essenciais para os desafios da era digital.

Pensamento Crítico

O Projeto de Pensamento Crítico aspira espicaçar o progresso cognitivo, afetivo e social dos alunos, através da prática do diálogo (método socrático) e da constituição de uma comunidade de investigação, tendo por base o aperfeiçoamento das dimensões crítica, criativa e ética do pensamento de forma consciente e responsável, mas também lúdica, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir, trabalhando competências transversais. Pretende-se potenciar a autonomia de pensamento e argumentação numa atitude de questionamento e problematização, desenvolvendo a capacidade de questionar e refletir de forma crítica e pessoal. Este projeto tem como intuito promover aprendizagens ativas em ambientes ricos de aprendizagem.
Oficina de Projetos

Envolvendo algumas disciplinas, foi criados um tempo semanal de 60 minutos, em que os alunos, através de duas Oficinas de Projetos, aprendem de forma ativa e interdisciplinar, usando a metodologia de ABP: no 7.º ano, articula os conteúdos das disciplinas de Português e de Ciências Naturais; no 8.º ano, articula os conteúdos das disciplinas de Português e de Pensamento Crítico.
Ensino Articulado


O INA dispõe de um protocolo com o Centro Cultural Musical, Conservatório Regional de Música pertencente ao Colégio das Caldinhas, para o Ensino Articulado da Música. Os alunos que optarem por este tipo de ensino terão um currículo adaptado.

Espaços e Recursos

– Salas equipadas com tecnologia
– Recursos digitais integrados numa aprendizagem dinâmica, interativa e colaborativa
– Campos de jogos e pavilhão
– Bosque

Ver vídeo