ensino básico
1º Ciclo
Programação e Robótica
O projeto de programação e robótica do INA estende-se do 1º ao 12º ano e tem como principais objetivos dotar os alunos de competências ao nível da inovação digital e estimular a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender programação e robótica por pequenos projetos os alunos desenvolvem ainda a capacidade de criar, comunicar e trabalhar colaborativamente, competências que consideramos essenciais para os desafios da era digital.
Pensamento Crítico
O Projeto de Pensamento Crítico aspira espicaçar o progresso cognitivo, afetivo e social dos alunos, através da prática do diálogo (método socrático) e da constituição de uma comunidade de investigação, tendo por base o aperfeiçoamento das dimensões crítica, criativa e ética do pensamento de forma consciente e responsável, mas também lúdica, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir, trabalhando competências transversais. Pretende-se potenciar a autonomia de pensamento e argumentação numa atitude de questionamento e problematização, desenvolvendo a capacidade de questionar e refletir de forma crítica e pessoal. Este projeto tem como intuito promover aprendizagens ativas em ambientes ricos de aprendizagem.
Oficina de Projetos
Envolvendo um conjunto de áreas disciplinares (Matemática, Português, Estudo do Meio e Projeto Eco-Escola), foi criado um tempo semanal de 90 minutos, em que os alunos, através de distintas Oficinas de Projetos, têm a possibilidade de aprender através de pedagogias ativas, promotoras da autonomia, usando a metodologia de ABP e colocando em interação pedagógicas alunos de diferentes idades e anos.
Educação Artística
O INA dispõe de um protocolo com o Centro Cultural Musical, Conservatório Regional de Música pertencente ao Colégio das Caldinhas, para o Ensino da Educação Musical no 1.º CEB, procurando promover o desenvolvimento de competências artísticas e humanas.
Espaços e Recursos
– Recreio Exterior: parque e campo relvado
– Sala de Jogos
– Horta Pedagógica
ensino básico
2º Ciclo
Programação e Robótica
O projeto de programação e robótica do INA estende-se do 1º ao 12º ano e tem como principais objetivos dotar os alunos de competências ao nível da inovação digital e estimular a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender programação e robótica por pequenos projetos os alunos desenvolvem ainda a capacidade de criar, comunicar e trabalhar colaborativamente, competências que consideramos essenciais para os desafios da era digital.
Pensamento Crítico
O Projeto de Pensamento Crítico aspira espicaçar o progresso cognitivo, afetivo e social dos alunos, através da prática do diálogo (método socrático) e da constituição de uma comunidade de investigação, tendo por base o aperfeiçoamento das dimensões crítica, criativa e ética do pensamento de forma consciente e responsável, mas também lúdica, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir, trabalhando competências transversais. Pretende-se potenciar a autonomia de pensamento e argumentação numa atitude de questionamento e problematização, desenvolvendo a capacidade de questionar e refletir de forma crítica e pessoal. Este projeto tem como intuito promover aprendizagens ativas em ambientes ricos de aprendizagem.
Oficina de Projetos
Envolvendo um conjunto de disciplinas (Português, Educação Visual, História, Ciências Naturais, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, TIC e Pensamento Crítico), foram criados dois tempos semanais de 90 minutos, em que os alunos, através de distintas Oficinas de Projetos, têm a possibilidade de aprender de forma interdisciplinar e através de um trabalho colaborativo mais intenso, usando a metodologia de ABP.
Ensino Articulado
O INA dispõe de um protocolo com o Centro Cultural Musical, Conservatório Regional de Música pertencente ao Colégio das Caldinhas, para o Ensino Articulado da Música. Os alunos que optarem por este tipo de ensino terão um currículo adaptado.
Espaços e Recursos
– Salas equipadas com tecnologia
– Recursos digitais integrados numa aprendizagem dinâmica, interativa e colaborativa
– Campos de jogos e pavilhão
– Bosque
ensino básico
3º Ciclo
Programação e Robótica
O projeto de programação e robótica do INA estende-se do 1º ao 12º ano e tem como principais objetivos dotar os alunos de competências ao nível da inovação digital e estimular a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender programação e robótica por pequenos projetos os alunos desenvolvem ainda a capacidade de criar, comunicar e trabalhar colaborativamente, competências que consideramos essenciais para os desafios da era digital.
Pensamento Crítico
O Projeto de Pensamento Crítico aspira espicaçar o progresso cognitivo, afetivo e social dos alunos, através da prática do diálogo (método socrático) e da constituição de uma comunidade de investigação, tendo por base o aperfeiçoamento das dimensões crítica, criativa e ética do pensamento de forma consciente e responsável, mas também lúdica, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir, trabalhando competências transversais. Pretende-se potenciar a autonomia de pensamento e argumentação numa atitude de questionamento e problematização, desenvolvendo a capacidade de questionar e refletir de forma crítica e pessoal. Este projeto tem como intuito promover aprendizagens ativas em ambientes ricos de aprendizagem.
Oficina de Projetos
Ensino Articulado
O INA dispõe de um protocolo com o Centro Cultural Musical, Conservatório Regional de Música pertencente ao Colégio das Caldinhas, para o Ensino Articulado da Música. Os alunos que optarem por este tipo de ensino terão um currículo adaptado.
Espaços e Recursos
– Salas equipadas com tecnologia
– Recursos digitais integrados numa aprendizagem dinâmica, interativa e colaborativa
– Campos de jogos e pavilhão
– Bosque