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Publicado: 05/02/2023
Por: Caldinhas

2.º Fórum do Ensino Profissional (Futuro, Inovação e Inclusão)

No dia 27 de abril, quinta-feira, nas instalações do INA, reuniram-se representantes das empresas e instituições parceiras, alunos/as representantes das turmas do ensino profissional (EP), encarregados de educação e formadores/as das áreas sociocultural, científica e tecnológica. Neste encontro, após as boas vindas, dadas pelo Diretor Geral (P. António Valério, sj) e por um breve enquadramento da temática do fórum, realizado pelo Diretor Pedagógico (P. Carlos Carvalho, sj) e pela Coordenadora do EP (Virgínia Fonseca), os participantes foram divididos em grupos de trabalho e, no final, houve espaço para partilharem as suas conclusões. De um modo geral, todos coincidiram em que: o EP está mais inclusivo, mas depara-se com inúmeros desafios, como sejam: a falta investigação da educação especial, neste tipo de formação; a falta formação dos/as formadores/as para que consigam, de forma natural, adaptar as metodologias diferenciadas/adaptadas, à totalidade do grupo-turma , promovendo uma real integração de todos os alunos e alunas que, naturalmente, apresentam diferentes ritmos de aprendizagem e diferentes pré-requisitos, o que pode resultar numa mais-valia de aprendizagem, para todos/as; a necessidade de reforçar, junto das empresas/instituições, a importância de dar oportunidades de estágio integradoras, preparadas em conjunto com a escola logo a partir do 10º ano, através de um reforço do trabalho em rede que os stakeholders externos já vêm fazendo com a escola. A reflexão não ficou apenas no âmbito teórico, tendo surgido algumas propostas concretas de inovação e inclusão, que serão analisadas pela equipa pedagógica do EP do INA, com vista a serem, gradualmente, implementadas já a partir do próximo ano letivo. No final, todos/as avaliaram o Fórum como um momento muito positivo, sobretudo, pela integração dos jovens alunos e alunas, na discussão de algo que lhe diz diretamente respeito.

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